Não é de hoje que é possível constatar uma decadência do transporte coletivo da cidade de Joinville. Os passageiros ao longo do tempo foram sentindo a alta do preço da passagem, porém com o sentimento de que o investimento para melhorias do transporte não estão acompanhando o valor pago. Atualmente o joinvilense que pega ônibus diariamente para ir estudar ou trabalhar tem que desembolsar nada menos que R$162,80 por mês (R$3,70 x 2 por dia x 22 dias úteis por mês) para receber um transporte não correspondente com o valor pago! Ao longo dos anos também foi possível acompanhar:
Imagem: Lucas Andrade / Arquivo Pessoal |
Aquisição de novos ônibus: Novos, porém extremamente desconfortáveis com assentos duros de plástico, sem ar condicionado (verão) e sem um sistema de ventilação adequado (inverno). A suspensão dos ônibus recém adquiridos a rodo de 2013 e 2016 também não ajudam em nada na questão de conforto ao usuário.
Horários: A população cresceu e o número de horários, principalmente no início da manhã e no fim da tarde, não acompanhou. Para constatar isso, basta tentar pegar um ônibus nos últimos pontos da Rua Doutor João Colin entre 17:30-18:30; passarão pouquíssimos veículos e os que passarão virão tão lotados que não será permitida a entrada de mais passageiros.
Corredores de ônibus: Da mais péssima qualidade. Aparentemente não foi feito um estudo de carga repetitiva nos corredores e os mesmos estão seriamente degradados, causando muitos solavancos, buracos, desníveis e outras coisas que tornam uma viagem do Terminal Norte ao Terminal Central, por exemplo, insuportável. O ideal seria a pavimentação com concreto nas faixas exclusivas, seguindo o modelo de Curitiba. Apesar disso estar presente no Plano de Aceleração de Crescimento(PAC), não há indícios de que essas obras iniciem em breve.
Fornecimento de informações: Falho, tanto virtualmente quanto presencialmente. O site da Gidion, por exemplo, não permite uma consulta de linhas por ruas, não há um fornecimento de mapas para melhor entendimento e sequer há um espaço para sanar dúvidas! Os pontos de ônibus não são catalogados (como no Recife, por exemplo), e o indivíduo acaba não tendo informações suficientes à disposição. Nos terminais as TVs que deveriam informar os horários dos próximos ônibus transmitem mais anúncios do que qualquer outra coisa (isso quando estão funcionando), e nos celulares inexiste um aplicativo oficial que indique as linhas e horários de forma fácil e rápida (é necessário acessar o site das empresas para tal).
Licitação: Não é exagero dizer que a falta de licitação do transporte público de Joinville é um crime e um desrespeito com o cidadão, que fica de mãos atadas refém das duas empresas do sistema coletivo de Joinville. A Prefeitura, aparentemente favorável às empresas, vem adiando a licitação há décadas e parece não ter pressa para que a mesma seja realizada.
Porém, o transporte de Joinville nunca decaiu tanto em pouco tempo quanto nesse mês. Recentemente foi anunciado pelos órgãos que cuidam da mobilidade urbana de Joinville que a Estação Pirabeiraba seria integrada a rede de Terminais de Integração – à primeira lida é excelente, não? – porém exceto nos fins de semana, sob a alegação de haver um fluxo mínimo de passageiros . Ora, esses passageiros não pagam R$3,70 também? Merecem um transporte público de qualidade e integrado todos os dias (Afinal, Pirabeiraba pertence a Joinville). Uma medida desnecessária e confusa.
Dias depois, foi anunciado no Facebook da Gidion o que pode ser o início do fim da Estação Nova Brasília. Foi dito que aos fins de semana, novamente por alegação de fluxo mínimo de passageiros, a estação seria desativada e todas as linhas pertencentes a esta estação (uma lista contendo nada menos que 10 linhas) fariam integração direta com o Terminal Central. Uma medida que jogará a Estação Nova Brasília às mãos de vândalos aos sábados e domingos, sendo um verdadeiro retrocesso ao benéfico sistema de integração que foi sendo construído aos poucos. Caso realmente haja a necessidade de desativação da Estação por falta de dinheiro (o que estão fazendo com o dinheiro abusivo das passagens?), que as linhas do Morro do Meio sejam transferidas para a Estação Vila Nova e as linhas do Nova Brasília em si transferidas para o Terminal Sul.Alternativamente, para evitar a desativação da Estação Nova Brasília, as linhas do São Marcos poderiam ser transferidas para a Estação valorizando a linha troncal 0650 – Nova Brasília / Centro.
Enfim, existem diversas medidas mais simples e muito mais efetivas do que a desativação parcial da Estação. Tanto na Prefeitura de Joinville quanto nas empresas de transporte público da cidade está faltando estudo de viabilidade técnica pensado no bem da população, coisa que deixou de acontecer há uma susessão de tempo.
De: Lucas Andrade
Informações: Portal Ônibus Joinville
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